Muitas pessoas se questionam recorrentemente “como encontrar um dentista perto de mim?”, pois ainda não é muito comum observarmos profissionais de odontologia cobrando preços acessíveis para atendimentos e tratamentos de qualidade, o que acaba dificultando na hora de encontrar bons profissionais.
Neste artigo, você saberá qual a importância de recorrer à um dentista experiente e descobrirá qual profissional está mais próximo a você:
No que o dentista pode ajudar?
Mesmo que você realize a escovação nos dentes diariamente com uso de enxaguante bucal e fio dental, o dentista é necessário e extremamente importante, pois existem inúmeras alterações dentárias que podem surgir e evoluir, sem você ao menos perceber.
Afinal, algumas condições nem sequer apresentam sintomas nos primeiros estágios.
Quando a identificação se torna possível, as alterações já estão em um estado crônico que interfere na saúde da arcada dentária e na aparência do sorriso.
Assim, é provável que seja preciso passar não só pela consulta inicial com um dentista, como também por determinados procedimentos complexos, como uma intervenção cirúrgica, por exemplo.
Sendo assim, os cuidados que o profissional de odontologia pode oferecer é indispensável, tendo em vista de que ele não trata somente o visual do sorriso mas também o estado da estrutura dos dentes e a estrutura óssea da face.
Tanto que, o especialista tem o poder de recomendar exames necessários para verificar e diagnosticar diversos problemas, deficiências e doenças internas na região buco-maxilo-facial.
Essas disfunções trazem várias complicações, como dor latejante nos dentes, inchaços na bochecha e na gengiva, sensibilidade local (especialmente em contato com temperaturas extremas), febre, halitose e anormalidades que comprometem a qualidade de vida.
Em razão das alterações dentárias, o paciente começa a ter dificuldade de mastigar ou engolir alimentos, respirar com precisão, dormir adequadamente e articular palavras de forma correta e compreensível.
Qual a importância de consultar periodicamente com um dentista?
Algumas pessoas possuem medo ou receio de se consultar com um dentista, principalmente se for o primeiro contato.
A demora para receber assistência pode ser bastante perigosa devido os problemas que a falta de cuidado pode causar, por isso, é muito importante recorrer ao atendimento, mesmo que esteja um pouquinho assustado.
Caso seja preciso, o especialista solicitará exames complementares, como a radiografia da boca, método de imagem que permite visualizar todos os dentes, até mesmo aqueles que ainda não estão apontados. A partir dessa análise, há como ter um ponto de partida para o tratamento mais adequado.
No geral, as etapas que o dentista precisa seguir vão desde a higienização completa até as medidas de prevenção. Já na primeira consulta o indivíduo consegue ter uma limpeza bucal adequada, dependendo de qual clínica optará.
Nesta fase, também é observado a provável presença de cáries e o estado em que se encontra a gengiva, bem como a saúde da salivação e a movimentação do maxilar.
O dentista instruirá quais são os hábitos necessários de inserir constantemente na rotina para que o paciente não enfrente nenhum malefício.
Normalmente, as medidas a serem adotadas consistem em escovar os dentes no mínimo três vezes por dia por pelo menos 2 minutos e o uso do fio dental, realizando movimentos de trás para frente. Isso evita a tão temida formação de placa bacteriana, responsável por acumular tártaros.
O processo de utilização do fio dental também ajuda a alcançar as áreas mais difíceis de serem enxergadas, como a parte de trás dos últimos dentes. Superfícies como a gengiva e a língua devem ser priorizadas da mesma forma.
Nessas regiões, é comum que haja um excesso de resíduos alimentares, urgindo a necessidade de serem removidos rapidamente.
Por essa razão, com o acompanhamento odontológico, o paciente tem uma extensa segurança que protege profundamente a arcada dentária das disfunções do dente. Desse modo, é possível dizer adeus ao cálculo dental, deteriorações e inflamações na gengiva.
Qual a frequência ideal para consultar com um dentista perto de mim?
Como dito anteriormente, visitar o dentista constantemente é extremamente fundamental para garantir que a saúde de sua boca funcione conforme o esperado. Geralmente, o período indicado varia de, no mínimo, 4 a 6 meses.
Contudo, os pacientes que sofrem de problemas mais abrasivos como as cáries, periodontite ou gengivite, devem solicitar um atendimento mais ligeiro do que as outras pessoas costumam ter, tornando frequente as consultas necessárias.
Nesses casos, os indivíduos recebem ainda mais instruções para dar continuidade a higienização bucal até a próxima consulta.
Principais problemas de não ir a consultas odontológicas
Por mais que não seja um assunto muito discutido, alguns hábitos nocivos como roer unhas, consumir alimentos açucarados excessivamente e abrir embalagens com os dentes, criam fissuras que não podem ser notadas mas são capazes de provocar uma quebra de dentes a qualquer instante.
A situação é ainda mais perigosa quando o indivíduo apresenta dificuldade de acesso a tratamentos, um caso muito comum e observado no Brasil.
Entre essas doenças e outras irregularidades que podem aparecer neste local, estão:
- Cáries;
- Placa bacteriana;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Abscessos odontogênicos;
- Perda óssea dentária;
- Candidíase oral;
- Câncer bucal.
Onde encontrar dentista perto de mim?
- Vá no Google e digite: “Dentista perto de mim + (sua localidade)”. Ou seja, dentista perto de mim e Belo Horizonte.
- Em seguida você verá uma lista de empresas com as principais informações.
Conclusão
Escolher um dentista próximo é uma decisão estratégica que pode simplificar sua jornada odontológica.
Na Clínica Linear, estamos comprometidos em oferecer cuidados de qualidade e acessíveis para a comunidade local.
Agende sua consulta hoje e experimente a diferença que a proximidade pode fazer na sua vida!